O que é o CSU?


O Centro Social Urbano (CSU) é um equipamento público gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Tem por objetivo integrar atividades de lazer, esporte, informação, formação e qualificação profissional visando maior organização e integração das comunidades. Atua como um espaço de diálogo e no desenvolvimento de ações coletivas, em parceria com órgãos governamentais, setores privados e organizações da sociedade civil.
Nesses espaços, as comunidades participam de ações socioeducativas e projetos de fortalecimento da cidadania e desenvolvimento social. As unidades contam com ampla estrutura física, com pavilhões, áreas livres e outras destinadas aos esportes.
A Sedes está inicializando um processo de revitalização dos seus 31 (trinta e um) Centros Sociais Urbanos, 09 na capital e 22 no interior. Vai reformular os serviços e estabelecer um novo modelo de funcionamento dos equipamentos públicos. Haverá ampliação das ações socioassistenciais, de inclusão e segurança alimentar, bem como a implantação de ações que versem sobre o desenvolvimento social, contemplando atividades referentes a programas, tais como o Brasil sem Miséria, Pacto pela Vida, Bolsa Família, dentre outros.  A Secretaria estará realizando ainda convênios com várias instituições e com parceiros governamentais, com o objetivo de oferecer cursos, capacitações e serviços para à população carente, em situação de vulnerabilidade social.